Voluntariado

Os coordenadores, assim como todos os profissionais envolvidos dedicam-se voluntariamente ao programa. Alguns participaram uma única vez enquanto outros, repetidas vezes. O programa já contou com a participação de profissionais das seguintes áreas: odontologia, medicina, enfermagem, assistência social, engenharia, direito, economia, biologia e aviação.

Todo voluntário que participa de qualquer dos projetos é devidamente orientado, preenche um questionário específico de saúde e o termo de compromisso conforme modelo abaixo:

TERMO DE COMPROMISSO DO VOLUNTÁRIO

Considerações gerais:

A grande riqueza que este projeto oferece às comunidades ribeirinhas provém da soma do conhecimento e do esforço oferecida voluntariamente pelos participantes. A sua motivação para o trabalho voluntário pode ser de ordem religiosa, humanitária, filosófica ou ainda um simples desejo de aventura, no entanto, independente do que o motiva você estará exercendo e promovendo cidadania e dignidade e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de populações no Brasil.

O presente projeto é oferecido gratuitamente aos moradores de comunidades escolhidas, e nenhuma contrapartida será exigida da comunidade, exceto a atitude responsável da mesma em relação às ações do projeto.

A área de atuação do projeto é remota e isolada e em floresta Amazônica, portanto o deslocamento para as comunidades assim como a permanência na área apresentam riscos.

Para o harmonioso desenvolvimento das ações deste projeto, é importante que você se comprometa a observar cuidadosa e atenciosamente os itens a seguir. A sua rubrica em cada item indica que você leu e entendeu o referido item.

print